EU/ praia do matadeiro, florianópolis, 01/12/09

Victor da Rosa
(Fotos e vídeos por Lucila e Roberto)  


EU/ praia do matadeiro, florianópolis

Para ver todas as fotos, clique nas imagens acima!









from: Victor da Rosa 
to: erica zingano 
date: Wed, Dec 2, 2009 at 12:07 PM
subject: RE: notícias do EU

ontem, um pouco influenciado pelo lindo email da ana - e influenciado também pelo dia de sol que fazia, não posso negar - fui na praia do matadeiro, que sempre foi minha praia preferida aqui de florianópolis. a princípio pensei em fazer na lagoa da conceição, que é um lugar mais conhecido e mais simbólico e tudo isso, mas preferi o matadeiro porque tem 1) uma lagoa 2) uma praia brava e 3) uma praia com mar tranquilo bem do lado, a armação; ou seja, três opções de superfície, digamos, diferentes. depois, na lagoa sempre tem muita gente e eu não queria isso. chamei minha namorada e um amigo nosso, ambos artistas, mas não estava muito preocupado com o fato de serem artistas - chamei mais porque eles têm inúmeras máquinas fotográficas, dirigem carros (eu não dirijo) e gostam muito mais de praia do que eu - pois assim teria alguém também pra me ajudar e pra conversar. 


um ponto: fazia muito vento. outro ponto: a praia do matadeiro é violenta, brava. sobre isso, eu vou dizer que a estrutura das letras acaba sendo frágil demais. talvez, pra estas situações, a letra deva ser feita com um material um pouco mais duro, resistente. logo que uma onda aparece, no matadeiro, mesmo na beira, a letra não resiste e vira qualquer coisa. é um pouco legal isso também, mas não acho tanto, na verdade. é mais bonito quando a letra vira qualquer coisa mas oferece alguma resistência, imagino. confesso que fiquei um pouco decepcionado nesta parte. no mar, então, acabei tendo que fazer as fotos naquela parte da areia que fica molhada, onde a onda chega bem mansa, e não no marzão mesmo como eu queria. outra coisa é que tem vários sirizinhos muito simpáticos no matadeiro e eu queria pegá-los em alguma foto - fiquei pensando na presença de bichos depois da cadela que fez companhia pra ana - mas infelizmente não consegui.


outra coisa é que optei por mandar as fotos em que aparece apenas partes do meu corpo. fiquei pensando muito sobre isso: se meu corpo deve aparecer ou não. achei interessante por exemplo esconder o rosto, mas não os braços. nas fotos da érica ela sempre aparece, por exemplo. é possível reconhecê-la. nas fotos da ana, pelo contrário, ela não apareceu, mas apareceu parte de sua saia ou seu pé, se não estou enganado. também não pedi pra que ninguém ficasse em silêncio: a voz do roberto aparece bem baixa em um momento do vídeo. outro acaso feliz foi a sombra da lucila. acho que estes limites entre aparecimento e desaparecimento podem ser legais. afinal é de subjetividade - e de corpo, portanto - que estamos tratando.


mando algumas fotos - estou deixando muitas de fora - e dois vídeos. os dois vídeos são apenas do lago e não do mar. os vídeos do mar não ficaram bons, acho, porque não há movimento nenhum das letras. espero que vocês gostem. a érica eu sei que vai gostar.


beijos a todos,
victor.

Nenhum comentário: